…para quem mandar um email para promocao@sobremusica.com.br . O Open Air recomeça no Rio de Janeiro, este ano patrocinado (e batizado) com o nome da mineradora Vale e vamos sortear um par de ingressos para amanhã, dia 27/11, para quem mandar um email dizendo qual outro dia do Vale Open Air mereceria uma promoção como essa aqui no SOBREMUSICA. O vencedor assistirá à primeira animação de Wes Anderson, “O fantástico sr. Raposo”, e ao show que deu origem ao DVD MTV Apresenta dos nossos antigos parceiros do Casuarina. A programação completa do Vale Open Air para você escolher que outro ingresso quer concorrer no SOBREMUSICA tá aqui. O resultado sai aqui no site amanhã de manhã, na seção PLANTÃO, ali à direita.

Este ano, as opções de filmes oferecidos está entre as melhores que o evento já ofereceu. A parte musical não arrisca muito e segue na linha de trazer alguns nomes hypados e festas que estejam se dando bem na noite carioca.

O mais interessante deste evento é o mix de música e cinema se complementando, num mashup de mídias. É a transposição para o universo material de uma tendência que já se vê no mundo digital, com a tão propalada convergência de mídias e, mais do que isso, a interatividade de uma sobre a outra nessa era de “aplicativos”.

A sobrevivência do modelo tradicional de festivais, cuja receita era baseada meramente em juntar uma pá de grandes artistas sobre um palco legal, com um som bom, tem dias contados - se é que ainda se pode falar que eles existam. Até porque qualquer receita baseada “grandes artistas” tende a fracassar pelo simples fato de que eles não existem mais, pelo menos no sentido “mercadológico” da coisa. Há alguns anos observa-se que o atrativo principal são as possibilidades de oferecer outros atrativos, espaços, propostas complementares. Não é a toa que um dos comentários mais lidos a favor do Planeta Terra foi o fato de ele ter acontecido no PlayCenter.

O Open Air achou seu filão e deve ser bacana esse ano de novo. Ainda mais se não chover tanto como foi ano passado. Mas esse verão vem forte e promete!