O DVD MTV Apresenta Casuarina, do qual fui diretor, foi exibido em três blocos pela MTV, em 21 de agosto. Quem não viu, pode assistir a versão feita para TV, nesses vídeos, disponibilizados pelo site da MTV e reproduzidos abaixo. Muita coisa ficou só para o DVD, mas já dá pra sentir bem o clima da coisa.

Aproveitando a ocasião, algumas considerações pessoais a respeito do projeto… Uma das grandes dificuldades era o formato circular do palco, com todos os vazamentos de luz e posicionamentos que isso trazia. Preferimos assumir tudo e usamos as características físicas do local como armas, mais do que vê-las como problemas. O círculo favorecia para que todos se vissem e houvesse muitas trocas de olhares entre os músicos. E foram elas que guiaram boa parte da dinâmica dos cortes do DVD. Outra opção foi fazer uma montagem que dividisse bem o foco entre a banda e o público, já que na roda de samba a galera é parte fundamental, tá ali no cangote de todo mundo o tempo inteiro, praticamente dentro do palco. A ideia de misturar tudo e não hierarquizar informações aparece também no palco, com o posicionamento dos músicos de apoio emabaralhados entre os cinco integrantes da banda. Ao todo eram nove malucos homegeneamente ilumiados e posicionados! Não só por isso, mas também, a ocupação de espaço das câmeras no enorme galpão da Fundição também foi outra grande preocupação. A intenção era ter a sensação mais completa possível de profundidades e eiixos possíveis, sem desperdiçar aquilo tudo que tínhamos à disposição, preocupados em cobrir todos os músicos no palco.  

Enfim, isso é falando um pouquinho do meu lado nessa história. Mas não dá pra deixar de lado a ajuda fundamental do parceiraço Raul Mourão, com um dos cenários mais bonitos que eu já vi, do craque Maneco Quinderé na opção de luzes mais homogêneas, sem grandes firulas e mais focada na construção de cenas,e de Manoel Águas me ajudando a compor toda a fotografia da casa, trazendo um pouco do seu olhar de cinema para alguns planos pouco comuns de se ver em shows. Só fera. Sem falar da banda e de toda a produção da Fundição e da 14.

Bem, parar de falar e deixar uma parte do resultado disso com vocês.

BLOCO 1

BLOCO 2

BLOCO 3

obs: Qualquer falta de sincronia entre som e imagem nos vídeos acima não é de nossa responsabilidade. No DVD tá tudo certinho, rsrsrs…