Dado Villa-Lobos, por e-mail, gentilmente respondeu a três perguntinhas sobre como foi voltar a tocar Legião Urbana junto com o parceiro Marcelo Bonfá, depois de 16 anos, semana passada em Montevidéu.

sobremusica:  Como pintou esse convite para tocar junto com o Bonfá depois de 16 anos e no Uruguai?
Dado Villa-Lobos: Foi um convite que, mais uma vez, teve a mão de Hermano Vianna ao me apresentar a um amigo seu, jornalista, empreendedor e uruguaio, Carlos Tarán. Ele me mostrou um vídeo de uma grande banda uruguaia, “La vela puerca” tocando “Eu sei” numa versão super bacana… Aconteceu então que Carlos,  junto com Sebastian (cantor da Vela Puerca) e Juan Casanova, figura mitológica local, juntaram os maiores e mais variados artistas uruguaios como o Bajofondo Tango club, No te va gustar, Martin Buscaglia entre outros pra tocar um repertório de mais de 20 músicas da Legião. Foi uma experiência singular e totalmente louca para todos nós.. Fomos tratados com toda a reverência e respeito fraternal e fizemos muitos amigos, com certeza.

sm: Como foi voltar àquelas músicas, especialmente pelo fato de ser com teu antigo parceiro no palco?
DVL: Foi surreal, uma espécie de tunel do tempo com “Alice no país das maravilhas”… Matamos a saudade.

sm:  Poderia comentar algo sobre o show em si? Algum momento mais impressionante ou especial por alguma razão específica?
DVL: Bem, o show foi dividido em duas partes: nas dez primeiras músicas os uruguaios se revezavam nos vocais e instrumentos. Assisti da platéia, quente e lotada o Sebastián cantar “Se fiquei esperando meu amor passar”. Chorei! Muito emocionante, nunca mais tinha ouvido essa música ao vivo… E assim foi até a décima-primeira música quando eles nos chamaram ao palco e o “La Trastienda” foi abaixo. Cantei “Índios” acompanhado do pessoal do Bajofondo, Juan, Luciano , Gabriel e Bonfa na bateria… Foi incrível. Na sequência Bonfá cantou “Pais e filhos” e mais uma vez a casa caiu… E assim se deu até o fim, momentos de grande emoção e comoção generalizada, todos acabaram em êxtase numa grande confraternização sulamericana. O melhor é que está tudo filmado. Lavamos a égua…