crédito: Globo.com

Minha utopia política morreu no primeiro governo Lula. Ainda assim, votei em Fernando Gabeira muito mais pelo simbolismo e pela ruptura que uma eleição desta representaria - para a cidade e para o país - do que por uma crença de que o deputado fosse fazer um governo de excelência, que a vida fosse mudar, que a turma do PSDB e DEM que o cercava não fosse realmente ocupar a máquina pública. 

Eduardo Paes seria, sim, minha segunda opção entre os candidatos que se apresentaram no primeiro turno. Não o considero um grande quadro e desconfio bastante de suas ligações e comprometimento - sobretudo com alguns milicianos da base que o apóia e com a enorme quantidade de empreiteiras e construturas que financiaram sua campanha, mais do que a de qualquer outro. Acho, porém, que para alguns setores da sociedade, como a cultura, a ligação com o governo do estado fará bem e será melhor do que seria noutras mãos. Penso ser lamentável o processo de chantagem que o governador Sérgio Cabral e o presidente Lula ajudaram a instalar na cidade do tipo “oh, se o Gabeira ganhar, a cidade estará rompida com os demais níveis de poder”, como se Gabeira sendo eleito, os cidadãos daqui merecessem uma punição e eles, comandantes da máquina pública, desconsiderassem a possibilidade do diálogo democrático entre visões diferentes, buscando o meio termo e respeitando o direito do cidadão de equilibrar essa balança. Não, a turma do Cabral e do Lula é simpática ao ideal do pensamento único. Isso me assustou profundamente. Ainda assim, sou simpático ao governo que começa e acredito que a pretensão política de Paes somada a de Cabral podem dar um gás ao estado e à cidade. Eles precisam, sim, realizar para poderem dar continuidade às carreiras políticas que planejam pra si. 

Cabe também a Gabeira manter articulada a cena que conseguiu criar. A sociedade carioca se mostrou afim. Gabeira pode representar essa pressão nos governantes eleitos de uma forma que jamais tivemos. Uma oposição positiva e, sobretudo, representativa. Depois que a campanha dele mudou de tom e passou a ser mais aberta à toda a cidade - como símbolo disso pode se citar a própria entrada de artistas do funk e do pagode como porta-vozes ativos em comunidades menos favorecidas, expandindo o alcance das suas propostas -, menos truculenta e utópica, Gabeira se tornou uma opção viável, mesmo não tendo levado.

De qualquer forma, é o fim da era César Maia. Por mais que Paes seja cria dele, hoje representa essa ruptura. Há muito tempo não elegíamos alguém com menos de 40 anos (se é que algum dia elegemos) e que chega à prefeitura para dar um passo além na própria carreira. Normalmente, ela foi o prêmio de consolação quem não conseguia o governo estadual. Que Paes faça bom uso dessa oportunidade e que, apesar da má intenção da coisa, a parceria com Cabral e Lula traga investimentos positivos e bem aproveitados por aqui. Até porque o PT perdeu em SP e em Minas tem o Aécio… O Rio tem tudo pra ser o porto seguro do governo federal para a eleição de 2010.  Que aproveitem essa chance. Bem ou mal, depois de tanto tempo, a cidade merece essa atenção e ainda vale a pena para o Brasil salvar o Rio. E para os cariocas acreditarem na própria cidade.

************************
De qualquer forma, assusta profundamente quando você abre o G1 e lê isso aqui.

Para receber o candidato vitorioso, estavam lá o presidente da Assembléia Legislativa (Alerj), Jorge Picciani, o ministro da igualdade Racial, Edson Santos, a secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva e vários deputados e vereadores dos partidos da coligação.

Fazendo o sinal da vitória, Paes seguiu para a coletiva com a imprensa. Em seguida, foi conduzido até o carro de som, onde discursou para agradecer os militantes pelo empenho em sua campanha. A música eletrônica foi substituída pelo som da bateria da escola de samba Renascer de Jacarepaguá.

Não se engane. Sem juízo de valor, mas, na boa, essas poucas linhas são muito significativas e simbólicas.

É preciso estar atento. E será ainda mais.

************************
Espero que seja só um problema técnico, mas o fato é que logo após o anúncio da eleição de Paes, o site de Gabeira saiu do ar, deixando uma mensagem “This domain has been parked”. Fazer política não é só eleição. Não pode morrer assim.